Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero & Direito

Sobre Nós

Criado no ano de 2008 a partir de financiamento obtido junto à Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Gênero e Direito da Universidade Federal da Paraíba (NEPGED) destaca-se por ser o primeiro em nosso país diretamente vinculado a um Centro de Ciências Jurídicas.

No plano institucional, o NEPGED desenvolve suas atividades a partir dos Grupos de Trabalho formados por professores e estudantes vinculados aos cursos de graduação e pós-graduação em direito da UFPB, como também colaboradores convidados. No plano específico do Mestrado em Ciências Jurídicas da UFPB, o NEPGED opera sob a forma de duas linhas de pesquisa, “Gênero, direito e desenvolvimento humano” (área de concentração em direitos humanos) e “Gênero, direito e desenvolvimento econômico” (área de concentração em direito econômico).

No momento, 04 Grupos de trabalho dão forma ao NEPGED:

- Teoria feminista do direito e da justiça (Coordenador – Eduardo Rabenhorst)
- Direito e desenvolvimento(Coordenadora – Eveline Lucena Neri)

 

Os principais objetivos do NEPGED são:

- Fomentar pesquisas e estudos sobre teorias feministas do direito e da justiça, mulheres e cidadania e relações de gênero;
- Promover atividades acadêmicas sobre o tema, principalmente oficinas, cursos de extensão e encontros científicos;
- Desenvolver atividades de extensão e de prática jurídica vinculadas às questões das mulheres;

- Manter observatório sobre legislação, jurisprudência e políticas públicas em torno da temática das mulheres e das relações de gênero.

 

História do Projeto

Nessa seção você pode descrever a história do projeto e explicar as razões de sua criação. É conveniente mencionar os marcos importantes e as pessoas de honra que participam.

Pesquisar no site

Contato

Nepged NEPGED está localizada no Centro de Ciências Jurídicas - CCJ da Universidade Federal da Paraíba - UFPB +55.(083) 8808-0402